PRS – Cerrado realiza missão no estado de Goiás

Entre os dias 03 e 05 de outubro, a equipe do PRS – Cerrado esteve presente em uma Missão, junto aos membros do arranjo institucional, visitando Unidades Demonstrativas (UDs), Unidades Multiplicadoras (UMs) e Organizações Socioprodutivas (OSPs)  do projeto. Durante o momento foi possível fortalecer o diálogo com diferentes beneficiários(as) e mensurar o resultado alcançado pelos produtores e produtoras que realizam a adequação da produção por meio dos benefícios oferecidos. 

No primeiro dia da missão, os membros do arranjo e a equipe do projeto tiveram uma reunião com as das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de UD, ATER/UM e Empresas de Plano de Negócio que atuam em Goiás. Neste primeiro momento, os participantes discursaram sobre os resultados e avanços na trilha de execução das atividades, assim como as estratégias que podem ser elaboradas para reforçar as atividades e resultados com os produtores e produtoras do projeto. 

O Agente de Assistência Técnica (ATEC) e Coordenador de ATER de UMs da Tecnosol Consultoria Rural, Welyson Lucas, vê de forma grandiosa as atividades, realizadas pelo Projeto, voltadas para a sustentabilidade. “Estamos levando uma oportunidade para vários produtores da região. E a reunião de hoje foi valiosa por estarmos com várias entidades, como o MAPA, a Embrapa e o Defra, trocando ideias para melhorar o atendimento ao produtor”, diz Welyson.

Dalvan dos Santos, ATEC e Coordenador de ATER da Tecnosol Consultoria Rural, vê  como é gratificante trabalhar com o projeto e levar a tecnologia para os produtores. Além disso, para ele, a missão foi uma oportunidade para alinhar projeções sobre o que precisa ser atualizado na trilha, para os ATECs e ATERs que vão a campo, e para o futuro das ações do projeto. 

Nos dias seguintes, os participantes da missão, acompanhados das ATERs de atuação da região, visitaram uma Organização Socioprodutiva (OSP) apoiada pelo Projeto, assim como  uma UM e 3 UDs.  

A OSP visitada foi a Cooperativa Mista dos Agricultores de Buritizinho (Coomafab), localizada em Buritizinho, Orizona (GO). Na região, 53 produtores e produtoras estão integrados como UMs do projeto. Para Osmando Ferreira, produtor da Cooperativa, a parceria visa a aplicação de tecnologia Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Recuperação da Pastagem Degradada (RPD), e tem sido fundamental nas atividades de beneficiamento do solo, substituindo maquinário por adubo orgânico. Como resultado, as atividades têm gerado beneficiamento para a agricultura familiar da Cooperativa. 

A coordenadora da Comunicação Integrada do Programa Rural Sustentável, Javiera de la Fuente, explica que a missão foi crucial para observar e dimensionar as ações do projeto e o legado que está sendo construído por meio dele. “Foi um momento de entender os desafios pela ótica dos produtores e produtoras, junto aos membros do arranjo. E, a partir disso, conseguimos pensar em maneiras de potencializar a divulgação e resultados em prol dos nossos beneficiários e beneficiárias”, diz Javiera.

Estiveram presentes o Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Luis Tadeu Assad, a coordenadora de campo do PRS – Cerrado, Marília Ramos, a coordenadora da Comunicação Integrada do Programa Rural Sustentável, Javiera de la Fuente, os representantes do Governo do Reino Unido, Pedro Zanetti e Adriana Masetti, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário e representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Sidney Medeiros, e o Pesquisador e representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ladislau Araújo.

Sobre as ATER

As atividades das ATERs focam na implementação de sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e na recuperação de pastagens degradadas (RPD). O objetivo é contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, aumentando a eficiência do uso da terra, a produtividade e o incremento na geração de renda entre os(as) produtores(as).

Sobre o PRS – Cerrado

Com atuação em quatro estados brasileiros – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais –, o Projeto Rural Sustentável — Cerrado tem como objetivo mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

O projeto é resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.