Comemore conosco o mês da Amazônia e do Cerrado

Entre a exuberante biodiversidade da Amazônia e a resiliência do Cerrado, os projetos do Programa Rural Sustentável se unem para homenagear e reconhecer a importância dos biomas. Os dias 5 e 11 de setembro, respectivamente o Dia da Amazônia e o Dia Nacional do Cerrado, não apenas destacam a incrível riqueza desses biomas, mas também chamam a atenção para os desafios que enfrentam e para a vital necessidade de conservá-los. Neste texto, vamos mergulhar na atuação do PRS – Cerrado e PRS – Amazônia e os esforços conjuntos em prol da sustentabilidade nesses biomas. 

Projeto Rural Sustentável – Amazônia

Há mais de uma década, o Programa Rural Sustentável (PRS) busca contribuir para uma transição nas práticas produtivas dos principais biomas brasileiros e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis. No bioma amazônico, o Projeto Rural Sustentável – Amazônia busca fortalecer seis cadeias produtivas, do cultivo à comercialização, em três estados do norte do país: Amazonas, Pará e Rondônia. Para isso, o Projeto se propõe a incentivar práticas produtivas sustentáveis e fortalecer coletivos produtivos e agroextrativistas – chamados de Organizações Socioprodutivas (OSP) no Projeto -, para gerar mais renda, difundir conhecimento e criar um legado sustentável. 

Em um sobrevoo atual, o Projeto dá as boas vindas às OSPs parceiras e as visitas começam a tomar forma: por ora, é tempo de ouvir o que elas e as famílias têm a dizer e apresentar ao Projeto, criando um espaço de diálogo e escuta ativa para as atividades que estão por vir no segundo semestre.

Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Enquanto isso, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado vem dando continuidade a promoção de uma transição sustentável na agricultura e pecuária nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dentre as atividades que estão sendo realizadas, está a assistência técnica a produtores(as) para orientar na adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, assim como ações para fortalecimento de organizações socioprodutivas. Além disso, também estão sendo realizadas ações de conscientização, capacitação e pesquisa, seja envolvendo escolas, instituições de pesquisa ou a própria comunidade local, com oficinas de empoderamento para diversos públicos.

Durante este mês, o Programa reforça o compromisso que ambos os projetos têm em relação com seus respectivos biomas e com a difusão da sustentabilidade – seja pelo PRS – Cerrado, trazendo resultados desta longa jornada, ou pelo PRS – Amazônia, que começa essa etapa com novas possibilidades de atuação. 

O PRS é financiado por Cooperações Técnicas aprovadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. Atuamos nos biomas Cerrado e Amazônia, executado e administrado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), e no bioma Caatinga, executado e administrado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Na primeira fase do Programa, foram desenvolvidos trabalhos nos biomas Amazônia e Mata Atlântica.

PRS – Amazônia

PRS – Cerrado