Dia Mundial da Conservação da Natureza e o compromisso das ações do PRS

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial da Conservação da Natureza é celebrado anualmente no dia 28 de julho, visando trazer uma conscientização a respeito do uso de recursos naturais com a perspectiva de sustentabilidade, garantindo a conservação do meio ambiente. O objetivo adotado mundialmente também é um dos maiores compromissos defendidos pelo Programa Rural Sustentável.

Por meio dos projetos PRS – Amazônia, PRS – Caatinga e PRS – Cerrado, o Programa  busca fortalecer e desenvolver cadeias produtivas na Amazônia, fomentar a adoção de tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono (Tecs ABC) no semiárido brasileiro e promover uma transição sustentável na agricultura e pecuária no Cerrado. Tudo isso com um grande objetivo em foco: mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio da promoção de soluções positivas para a natureza.

O PRS é financiado por Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. Atuamos nos biomas Cerrado e Amazônia, executado e administrado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), e no bioma Caatinga, executado e administrado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Na primeira fase do Programa, foram desenvolvidos trabalhos nos biomas Amazônia e Mata Atlântica.

Saiba mais sobre o PRS: https://programaruralsustentavel.org.br/