PRS – Amazônia realiza live na próxima sexta (23) sobre edital para instituições de ATER

Às 16h (horário de Brasília), a equipe reforça o que é preciso para pré-qualificar sua instituição a prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no projeto

 

Na próxima sexta-feira (23/06), às 16h (horário de Brasília), o Projeto Rural Sustentável – Amazônia realizará um evento online para apresentar a oportunidade direcionada a organizações que atuam com práticas produtivas sustentáveis na Amazônia: o edital de pré-qualificação de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), aberto até 28 de julho. A live será transmitida pelo canal do IABSTV no YouTube (https://www.youtube.com/@IABSTV). 

Durante o evento, a equipe apresentará como será a pré-aprovação de documentos das organizações, quais pré-requisitos cumprir, quais critérios serão avaliados e como serão as etapas da pré-qualificação das organizações. Como parte da programação, haverá espaço para perguntas e respostas durante a live. A participação é gratuita e aberta ao público. 

 

Sobre o edital

O edital de pré-qualificação de instituições de ATER é uma oportunidade para organizações que atuem com práticas produtivas sustentáveis no bioma amazônico, para que possam estar pré-aprovadas e, assim, participarem do edital de seleção de instituições de ATER. Após os dois editais, as organizações selecionadas vão poder prestar assistência técnica no Projeto durante cerca de 18 meses. 

As práticas de produção e manejo sustentáveis que serão promovidas e aperfeiçoadas estão voltadas para os contextos e locais específicos das cadeias produtivas do Projeto. A intenção é buscar inovações tecnológicas, de metodologias e outras abordagens inovadoras de ATER para fortalecer a produção.

Mesmo com o foco nas instituições, o corpo técnico que as compõe também está contemplado neste edital: são ações de capacitação EaD, cursos presenciais e acesso ao Mestrado profissional do PRS – Amazônia, exclusivo para os atores envolvidos diretamente no projeto. No entanto, é válido reforçar que os/as agentes de ATER (ATECs) não poderão se inscrever de forma isolada no edital – apenas as instituições podem fazer a inscrição na Chamada.

O edital completo está disponível no site do PRS – Amazônia: https://prsamazonia.org.br/editais/edital-de-pre-qualificacao-ater/

 

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Amazônia

O PRS – Amazônia busca fortalecer seis cadeias produtivas, do cultivo à comercialização, em três estados do norte do país: pirarucu de manejo e castanha-do-Brasil no Amazonas, açaí e cacau no Pará e peixes redondos e café em Rondônia. Para isso, o projeto se propõe a incentivar práticas produtivas sustentáveis e fortalecer coletivos produtivos ou agroextrativistas – aqui chamados de Organizações Socioprodutivas (OSP) -, para gerar mais renda, difundir conhecimento e criar um legado sustentável.

O projeto é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução.

 

LIVE | O edital de pré-qualificação de ATER: o que preciso saber

23/06, às 16h (horário de Brasília)

Canal do Youtube do IABS: https://www.youtube.com/@IABSTV

Evento gratuito e aberto ao público