PRS – Amazônia abre inscrições para o edital de pré-qualificação de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural

Até 28 de julho, instituições que atuem com práticas produtivas sustentáveis na região amazônica poderão enviar documentos para participar do Projeto

A partir do dia 19, até o dia 28 de julho, estão abertas as inscrições para o edital de pré-qualificação de  instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Projeto Rural Sustentável – Amazônia. Essa é uma oportunidade para organizações que atuem com práticas produtivas sustentáveis no bioma amazônico, para que possam estar pré-aprovadas e, assim, participarem do edital de seleção de instituições de ATER. Dessa forma, elas vão poder prestar assistência técnica no Projeto durante cerca de 18 meses. 

Confira todos os detalhes no edital na íntegra: https://prsamazonia.org.br/editais/edital-de-pre-qualificacao-ater/

 

Sobre o edital de pré-qualificação

O processo para prestar assistência técnica às famílias produtoras e agroextrativistas está dividido entre dois editais: o de pré-qualificação de instituições de ATER e o de seleção dessas instituições pré-qualificadas. Este é o primeiro deles, que irá pré-aprovar a documentação. Assim, as instituições que queiram participar da etapa de seleção e atuar no PRS – Amazônia deverão iniciar o processo de inscrição agora.

A oportunidade é direcionada para organizações de assistência técnica rural, cooperativas de trabalho, empresas privadas e públicas, fundações ou associações sem fins lucrativos, sindicatos rurais ou outras entidades listadas no edital que prestam ATER. Vale ressaltar que é necessário ter experiência comprovada de atuação na Amazônia e nas cadeias produtivas do Projeto.

 

Oportunidades para agentes de ATER

Mesmo com o foco nas instituições, o corpo técnico que as compõe também está contemplado neste edital: são ações de capacitação EaD, cursos presenciais e acesso ao Mestrado profissional do PRS – Amazônia, exclusivo para os atores envolvidos diretamente no projeto. No entanto, é válido reforçar que os/as agentes de ATER (ATECs) não poderão se inscrever de forma isolada no edital – apenas as instituições podem fazer a inscrição na Chamada.

 

Pré-requisitos

Para participar, é fundamental que a instituição tenha:

  • Experiência comprovada de pelo menos dois anos de atuação no bioma amazônico;
  • Experiência comprovada de pelo menos dois anos em projetos com as cadeias produtivas apoiadas pelo PRS – Amazônia e em trabalhos com práticas sustentáveis;
  • Ter, no mínimo, três profissionais vinculados com formação em ciências agrárias ou áreas correlatas;
  • Ter CNPJ existente há, ao menos, dois anos.

Esses são 4 itens principais de 7 pré-requisitos de documentação e 6 de termos de aceite, totalizando 13 quesitos. Todos podem ser conferidos na íntegra no edital.

 

Sobre ATER no PRS – Amazônia

As ações de ATER são uma das iniciativas a longo prazo no Projeto: serão cerca de 18 meses de trabalho direto com as famílias produtoras e agroextrativistas que fazem parte do PRS – Amazônia. 

As práticas de produção e manejo sustentáveis que serão promovidas e aperfeiçoadas estão voltadas para os contextos e locais específicos das cadeias produtivas do Projeto: pirarucu de manejo e da castanha-do-Brasil no Amazonas, do açaí e do cacau no Pará e de peixes redondos e do café em Rondônia. A intenção é buscar inovações tecnológicas, de metodologias e outras abordagens inovadoras de ATER para fortalecer a produção.

Com essa atuação, o PRS – Amazônia entende que é possível fazer um uso mais eficiente da terra, incentivar a integração de sistemas, aumentar a diversidade de espécies, promover a economia circular e reduzir a pressão para desmatar novas áreas. Com isso, as famílias produtoras e agroextrativistas podem gerar mais renda, trocar saberes tradicionais e técnicos e, também, torna-se possível diminuir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).