Estudar, aprender e compartilhar! PRS comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental

Dia 03 de junho é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental, data instituída por lei em 2012 no Brasil. O intuito de sua criação e celebração é reforçar a necessidade de políticas e práticas educativas para a conservação socioambiental e a construção de sociedades sustentáveis. Esse compromisso também é adotado diariamente dentro dos objetivos e ações do Programa Rural Sustentável.

Por meio dos projetos do Programa, são oferecidas diversas ações formativas que abrangem produtores e produtoras rurais, membros de organizações socioprodutivas, agentes de assistência técnica, gestores e gestoras públicas, estudantes e outros interessados. Essas ações têm como foco a troca de conhecimentos e atividades formativas que visam promover a produção sustentável e de baixa emissão de carbono nos biomas em que o programa atua.

Estudando com o Cerrado

No PRS – Cerrado, o Programa de Capacitação proporciona um diálogo de saberes por meio do EaD, em parceria com o Canal Futura e disponível no Globoplay; Mestrado Profissional, em colaboração com a Universidade Federal de Lavras (UFLA); Ações de Popularização do produção rural sustentável nas escolas de Ensino Fundamental e Médio; Cursos Presenciais, Dias de Campo; além das Oficinas Participativas com as famílias de produtores(as) rurais e formação de lideranças.

Aprendendo na Amazônia

Com metas definidas até 2025, o PRS – Amazônia oferecerá um rol de ações formativas, que vão desde o Ensino a Distância, passando por Dias de Campo, cursos presenciais, ações de empoderamento social e Mestrado Profissional: tudo especialmente desenhado para atender as características socioambientais do bioma Amazônia e promover a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

Compartilhando na Caatinga

Por fim, no PRS – Caatinga, o Programa de Capacitação em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono é uma iniciativa da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Por meio do curso de especialização “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” e aulas práticas em instituições parceiras, o projeto vem fortalecendo o diálogo entre as tecnologias de baixo carbono com as práticas de convivência com o semiárido e as tecnologias sociais já consagradas nestes territórios.

O PRS é financiado por Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. Atuamos nos biomas Cerrado e Amazônia, executado e administrado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), e no bioma Caatinga, executado e administrado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Na primeira fase do Programa, foram desenvolvidos trabalhos nos biomas Amazônia e Mata Atlântica.

Saiba mais sobre o PRS: https://programaruralsustentavel.org.br/