No Dia da Amazônia, conheça quem vive e conserva a maior floresta tropical do mundo

PRS - Amazônia apoia mais 1.300 famílias produtoras e agroextrativistas em três estados do bioma

5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia: uma oportunidade de refletir sobre a importância da maior floresta tropical do mundo para o equilíbrio ambiental. O bioma tem 61% de sua área localizada no Brasil e é banhado pela bacia do Rio Amazonas, a segunda mais extensa do mundo. Mas além dos grandes rios e da imensa mata verde, há mais milhares de pessoas que fazem da floresta a sua casa. E é neste cenário de rica sociobiodiversidade que atua o Projeto Rural Sustentável – Amazônia, fortalecendo seis cadeias produtivas e mais de 1.300 famílias produtoras e agroextrativistas, com ações integradas que vão desde o cultivo e a extração até a comercialização dos produtos.

O que a Amazônia representa para você? Pelo olhar de quem vive no bioma

Com sete milhões de quilômetros quadrados – dos quais cinco milhões e meio são cobertos por árvores –, a Amazônia representa 67% das florestas tropicais remanescentes no mundo (saiba mais). O bioma funciona como um vasto reservatório de carbono e da biodiversidade, abrigando uma parcela significativa de espécies de animais e plantas – características que o tornam vital para a regulação climática do planeta. 

Mas, muito além de seu valor natural inestimável, a Amazônia é a casa de mais de 30 milhões de pessoas, entre elas ribeirinhas, indígenas, quilombolas e urbanas, que dependem diretamente dos recursos da floresta para sua subsistência, renda e manutenção da cultura. Para essas pessoas, a  Amazônia é mais que um bioma, ela é responsável por compor seus modos de vida sustentáveis, história e sua própria identidade. 

Mas quem são elas? Chegou o momento de conhecer quem compõe a Amazônia brasileira. No Pará, Amazonas e em Rondônia, muitas delas fazem parte das Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras do PRS – Amazônia, e buscam, num caminho conjunto, fortalecer a produção sustentável aliada à conservação dos recursos naturais e à mitigação das mudanças climáticas.

Conheça a Maria Francisca do Prado Vasconcelos, 2ª conselheira da Associação de Santa Maria e castanheira-do-Brasil há 12 anos

A Amazônia representa tudo para mim, porque a Amazônia é a minha casa. É onde eu nasci, me criei, e tô aqui até hoje, na perspectiva da gente viver bem e ter um ambiente saudável e próspero para a minha família, para os meus filhos e netos. E, nessa história, a parceria com o Projeto tá sendo muito grande. Hoje, a gente tá com um sonho, e a gente tem fé que vai dar certo, vai gerar renda e melhoria na nossa produção de castanha”, Maria compartilha. 

 

Conheça o Valdenor Sousa Barros, presidente da Associação de Santa Maria e castanheiro há mais de 30 anos

“A Amazônia para mim representa o pulmão do mundo. E a gente tá aqui para cuidar dessa Amazônia, não desmatar. Então, para mim, para nós, a Amazônia é tudo!”, compartilha Valdenor. 

Conheça Francisco de Souza Ferreira, produtor da Associação de Santa Maria, trabalha com a castanha-do-Brasil há 8 anos

A Amazônia representa o lugar onde eu moro, onde eu pesco, onde eu caço, onde eu tiro minha alimentação, minha minha produção, que é farinha, a castanha”, compartilha Francisco emocionado. 

O objetivo é fortalecer quem vive no bioma e conservar a maior floresta tropical do mundo 

No bioma, o PRS – Amazônia atua nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia, fortalecendo as cadeias produtivas da castanha-do-Brasil (AM), pirarucu de manejo (AM), açaí (PA), cacau (PA), café (RO) e peixes redondos (RO), por meio de um trabalho conjunto com 30 Organizações Socioprodutivas (OSPs) e atores locais. As ações do Projeto desdobram-se em iniciativas que incentivam a floresta em pé, estimulam a diversidade produtiva e ampliam o acesso  dessas organizações a novos mercados, promovendo a geração de renda alinhada às oportunidades de mercado e à conservação da floresta.

Além disso, o Projeto busca mitigar a emissão de gases de efeito estufa, incentiva a adaptação e mitigação das mudanças climáticas e investe em ações formativas, fomento à pesquisa e à inovação, impulsionando soluções que valorizam o saber em benefício da região. Com isso, o PRS – Amazônia busca contribuir de forma integrada para cadeias produtivas mais resilientes e justas, promovendo desenvolvimento e qualidade de vida para quem vive e depende da Amazônia. 

Uma novidade!

Durante todo o mês de setembro, vamos compartilhar conteúdos para celebrar o Dia da Amazônia, apresentando histórias inspiradoras de quem vive, cuida e conserva a floresta. Será uma oportunidade de conhecer de perto suas histórias, modos de vida e perspectivas. Vem com a gente nessa jornada e conheça a Amazônia pelo olhar de quem vive no bioma! 


Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn