Cadastro-base, 3 editais para seleção de OSPs e agentes de assistência técnica, e planejamento da execução dos Dias de Campo estão no radar
Entre atividades internas e externas, os próximos meses serão dinâmicos no Projeto Rural Sustentável – Amazônia: cadastro-base, Chamada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia, Edital de Pré-qualificação de Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATERs), planejamento de Dias de Campo, desenho dos cursos de EaD e a lista continua.
As primeiras atividades de 2023 são um passo a mais para mobilizar os 15 coletivos de pequenos produtores(as) e/ou extrativistas, que vão abranger pelo menos 600 famílias atuantes nas cadeias produtivas da castanha-do-Brasil e pirarucu de manejo no Amazonas, açaí e cacau no Pará e café e peixes redondos em Rondônia. Essas são as etapas iniciais para conhecer, na prática, a realidade das comunidades e conhecer os potenciais e necessidades das cadeias produtivas.
O que é cada ação?
Cadastro-base
Esse é um pré-requisito para participar do PRS – Amazônia: um cadastro inicial para quem se interessa pelas temáticas do Projeto. É o primeiro passo para saber como se envolver e receber informações ao decorrer do tempo, além de diminuir os riscos de perder alguma etapa importante durante os 4 anos do Projeto.
Chamada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia
Essa é a chamada para selecionar os coletivos de produtores(as) rurais e/ou extrativistas e famílias produtoras que participarão do Projeto até 2025 e receberão assistência técnica e assistência técnica organizacional.
Com intuito de desenvolver práticas produtivas de proveito comum, as Organizações Socioprodutivas (OSPs) são pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, cooperativas, centrais de associações/cooperativas, sindicatos e demais instituições formalmente estabelecidas com viés às práticas produtivas do meio rural.
Edital de Pré-qualificação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)
Essa é uma etapa indispensável para as instituições que queiram prestar serviços de ATER no Projeto futuramente. Na etapa de pré-qualificação, serão validados os documentos enviados e selecionadas as instituições que cumpram os pré-requisitos do Edital.
Esses serviços técnicos são fundamentais para promover o uso de práticas sustentáveis, oferecendo apoio técnico e capacitação aos coletivos para potencializar a produção e renda das famílias produtoras e extrativistas e a manutenção de áreas conservadas.
Edital de seleção de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)
Essa é a chamada para selecionar as instituições de ATER que já estejam pré-qualificadas para atuar no projeto no Amazonas, no Pará e em Rondônia. Diferente do Edital anterior, é apenas nessa etapa que serão selecionadas as instituições de assistência técnica e que as empresas devem apresentar seus planos de trabalho, como pretender assistir os coletivos de produtores(as) rurais e/ou extrativistas e as famílias produtoras.
Planejamento dos Dias de Campo
Nos próximos meses avança o planejamento de como vão ser, na prática, os Dias de Campo, outro passo para mobilizar +600 famílias e sensibilizar +4 mil pessoas até 2025.
Esse é um dos momentos de troca de conhecimento no Projeto para promover a produção rural sustentável e compartilhar saberes milenares e ensinamentos técnicos, além de um contato direto com as famílias produtoras e extrativistas.
A novidade já começa na próxima segunda (16) com a abertura do Cadastro-Base.
Anote na agenda e participe!