PRS – Amazônia abre seleção para coletivos produtivos no bioma

Seleção aberta até o dia 30 de abril buscará Organizações Socioprodutivas nos estados do AM, PA e RO. Projeto destinará cerca de R$780mil para ações envolvendo esses coletivos 

Por PRS – Amazônia

Cooperativas, sindicatos, associações e outras formas de coletivos de produtores(as) ou agroextrativistas estão com oportunidade aberta no Projeto Rural Sustentável – Amazônia: o edital foi publicado hoje, 22/03, e inicia suas inscrições já na próxima segunda-feira, 27/03, permanecendo abertas até 30 de abril. As Organizações Socioprodutivas (OSPs), assim denominadas no projeto, poderão participar por meio de chamada pública, na qual pelo menos 15 serão apoiadas até 2025. São até R$780 mil aplicados em ações com as OSPS durante o projeto. O edital completo está disponível no link:  http://prsamazonia.org.br/editais/chamada-de-organizacoes-socioprodutivas-osps-nos-estados-do-amazonas-para-e-rondonia/

São 49 municípios na área de atuação do PRS – Amazônia,  nas cadeias de castanha-do-Brasil e pirarucu de manejo no Amazonas; açaí e cacau no Pará; e café e peixes redondos em Rondônia. Confira a lista com todos os municípios acessando: bit.ly/lista-municipios-prs-amazonia

Dentre as várias oportunidades, haverá construção de planos de negócios sustentáveis e participativos, assistência técnica para a organização e recurso previsto para investimentos exclusivamente em bens e serviços coletivos. Além disso, serão ofertados cursos presenciais e à distância, estudos para promover produtos amazônicos sustentáveis e, no futuro, desenvolver e/ou apoiar novos mercados para esses produtos. 

Será por meio das OSPs selecionadas que as oportunidades do PRS – Amazônia chegarão a mais de 600 famílias produtoras ou agroextrativistas que adotem ou queiram adotar práticas produtivas sustentáveis e de baixa emissão de carbono, que valorizem a floresta em pé e priorizem a natureza. Essa intermediação acontecerá exclusivamente por meio dessas Organizações Socioprodutivas, com assistência técnica e extensão rural (ATER) prevista para as famílias vinculadas. Outras oportunidades envolvem  formação, como oficinas participativas e ações junto às  lideranças.

Comunidades tradicionais, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, mulheres e jovens

Além de trazer o potencial do associativismo para ter maior acesso a mercados, a recursos técnicos e financeiros, a informações e a serviços, o Edital tem foco para OSPs compostas, em sua maioria, por comunidades tradicionais – como quilombolas, ribeirinhos e povos indígenas -, mulheres e jovens ou com lideranças femininas e da juventude.

Essa é uma forma do Projeto viabilizar mais oportunidades que contribuam para diminuir desigualdades de gênero, valorizar a cultura local e os conhecimentos tradicionais e incentivar a sustentabilidade para futuras gerações.

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Amazônia

O PRS – Amazônia é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, como responsável pela sua execução.

Se somados os territórios dos 49 municípios abrangidos pelo PRS – Amazônia, traduz-se em uma presença de cerca de 12% do território brasileiro, com mais de 1 milhão de km². Assim, com uma rede  integrada de saberes tradicionais, culturas e potenciais das comunidades, o Projeto propõe uma atuação em conjunto para entender o contexto de cada vivência na cadeia produtiva e, a partir disso, desenhar coletivamente as atividades que se adequem melhor à cada OSP.

 

Assessoria de Imprensa PRS – Amazônia
imprensa@iabs.org.br

+55 61 9968-9096