I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga aponta caminhos e novas oportunidades para cooperativas da agricultura familiar

PRS-Caatinga debate negócios para o setor e constrói planos estratégicos para sete cooperativas

Por prscaatinga.org.br

O Projeto Rural Sustentável Caatinga promove no dia 14 de março o I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga, que será realizado presencialmente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e terá transmissão ao vivo pela TV Caatinga.

O evento compartilha as experiências de cooperativas da agricultura familiar da Caatinga no desafio de diversificar as oportunidades de negócios, melhorar a comercialização e ampliar mercados tendo como principal diferencial a adoção de Tecnologias Agrićolas de Baixo Carbono. São Arranjos Produtivos Locais que trabalham com o lema “produzir para conservar” e “conservar para produzir”. No local, haverá exposição de produtos genuínos da Caatinga produzidos por cooperativas apoiadas pelo PRS Caatinga.

A programação conta com a presença de autoridades, pesquisadores, investidores, cooperativas, agricultores familiares, lideranças regionais e de Arranjos Produtivos Locais já consolidados e apoiados pelo PRS Caatinga que irão compartilhar suas experiências no beneficiamento e comercialização do licuri, apicultura, caprinovinocultura e sistemas agroecológicos.

 

PRS-Caatinga desenvolve planos estratégicos para sete organizações

Logo após o Fórum, o PRS-Caatinga promove um workshop para construção de planos estratégicos, com a facilitação da Conexsus, para sete organizações parceiras do Projeto dos estados de Pernambuco, Piauí, Alagoas e Bahia. A ideia é apontar soluções para novas oportunidades de negócio na Caatinga com soluções sustentáveis e eficiência produtiva, valorizando o tripé segurança alimentar, conservação da biodiversidade e baixo carbono. A Bioeconomia é um modelo econômico baseado no uso sustentável de recursos naturais, que vem se consolidando como uma estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas e os desafios globais da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU.

“Vamos fazer uma abordagem com as cooperativas identificando necessidades e gargalos para criar um plano de trabalho, entendendo demandas de investimento, produção, capacidade produtiva, e comercialização. Será uma construção colaborativa. Entre março e abril faremos um acompanhamento, com visitas a cada uma das cooperativas, para o planejamento de longo prazo e o futuro com o PRS Caatinga”, ressaltou Luciana Villa Nova, que coordena essa linha de ação do Projeto.

Participam do workshop pelo PRS Caatinga com o objetivo de elaboração dos planos estratégicos, a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL) e a a Associação Comunitária Terra Sertaneja (ACOTERRA), a Cooperativa SER DO SERTÃO; Associação dos/as Agricultores/as Familiares da Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA), , o Centro de Estudos Ligados à Técnicas Alternativas (CELTA), a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI) e a Associação de Reposição Florestal do Estado do Piauí (PIAUIFLORA). Também estarão envolvidas outras cooperativas e associações parceiras, que fazem parte de sua rede de apoio e comercialização e estarão envolvidas na elaboração dos planos estratégicos.

Bioeconomia da Caatinga: “o Sertão vai virar mar” de oportunidades

A bioeconomia tem potencial para utilizar e aprimorar toda a multifuncionalidade da agricultura e produção de bens naturais em prol da indústria de alimentos, fibra, energia, prestação de serviços ambientais e ecossistêmicos, química verde e novos insumos.

– A sociobioeconomia valoriza as pessoas que têm relação com a natureza. O Fórum vem reconhecer povos tradicionais, produtores rurais e promover o engajamento dessas populações. Queremos juntar saberes de diferentes atores. A Caatinga é também um bioma relevante para estudar as mudanças climáticas globais. Por isso, é importante ressaltar a agricultura regenerativa e sua conexão com a floresta nativa. E o fomento à agricultura familiar trazendo inclusão social e aumento de renda para as famílias. No evento, iremos também dialogar com os produtores, entender os seus sonhos e perceber aonde eles querem chegar. E verificar quais as suas necessidades para apoiá-los em seus planos de trabalho -, enfatizou Pedro Leitão, diretor do PRS Caatinga.

“Queremos criar oportunidades para o agricultor familiar se inserir em mercados emergentes que valorizam cada vez mais a sustentabilidade. A produção de alimentos típicos da Caatinga a partir de princípios agroecológicos já é uma realidade para muitos pequenos produtores do semiárido. Agora, com a adoção das tecnologias de baixo carbono, queremos agregar valor a esses produtos, abrindo novas oportunidades de negócio para os agricultores familiares”, complementou Luciana Villa Nova.

O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Mais informações em: www.prscaatinga.org.br

SERVIÇO

I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga

Evento presencial com transmissão on-line

Espaço Plural, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia

Inscrições: http://bit.ly/3miPwzJ

Transmissão ao vivo pela TV Caatinga: bit.ly/3yl2WOc

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

  • Patrícia Lyra
  • E-mail: patricia.lyra.fonseca@gmail.com
  • Telefone: +55 81 9938-6230

 

  • Patrícia Ciancio
  • E-mail: zizaciancio@gmail.com
  • Tel. 55 21 98656-2877