16 de março – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

A data chama a atenção da sociedade para a reflexão e a mudança de atitude

As atividades humanas no planeta têm contribuído para o aumento, sem precedentes, de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, que é a grande causa das mudanças climáticas. As mudanças climáticas são um conjunto de alterações no clima global, marcado pelo aquecimento do sistema climático e pela ocorrência de eventos extremos (tempestades, secas intensas, escassez de água etc.). Suas consequências são muitas e, como num sistema, acontecem em cadeia. 

A exemplo, o aquecimento global contribui para o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível do mar em algumas regiões e pode causar a redução da área costeira ou o desaparecimento de ilhas inteiras. Ainda, o agravamento da seca, com o aumento da temperatura e a redução das chuvas em algumas regiões, pode diminuir a oferta de água e alimentos para determinadas espécies, comprometendo a biodiversidade e a saúde de ecossistemas. Esses desequilíbrios têm impactos profundos na sociedade, podendo comprometer a capacidade da natureza em prover serviços essenciais à vida na terra.

Portanto, da mesma forma que a atividade humana afeta o equilíbrio do clima no planeta, as mudanças climáticas impactam o bem-estar humano. Temos aí razões suficientes para uma tomada de consciência sobre a necessidade de mudanças rumo a um modelo mais sustentável de estar no planeta. É disso que trata o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, comemorado nesta quarta-feira, 16/03.

Mudanças climáticas, Brasil e o PRS: entenda essa conexão

O Brasil é um dos países que mais emitem GEE no mundo. As grandes fontes dessas emissões são as mudanças de uso da terra, seja pelo desmatamento ilegal, seja por práticas produtivas pouco sustentáveis e de manejo inadequado do solo, em que a necessidade de abertura de novas áreas sempre se faz necessária.  

Um dos caminhos para mitigar as mudanças climáticas é tornar os solos mais produtivos, em uma mesma área, seja com tecnologias agropecuárias de baixa emissão de carbono, ou com uma relação saudável com o território, por meio das tecnologias sociais. 

E o grande objetivo do Programa Rural Sustentável é conservar os recursos naturais, a biodiversidade e evitar o desmatamento ilegal por meio do aumento da produtividade e rentabilidade no uso sustentável da terra, diminuindo a pobreza no meio rural. 

Viu como produtores e produtoras rurais são peças-chaves para uma agropecuária de baixa emissão de carbono? O PRS sabe disso e aposta no protagonismo desses atores para aumentar a sua produção sem agredir o meio ambiente, contribuindo para mitigar as mudanças climáticas.

Venha conhecer mais sobre a nossa atuação em cada um dos biomas e acompanhar de perto quais ações desenvolvemos neles!